TENTANDO EVITAR COLÍCAS DO BEBE

    As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente dos 15 dias até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário e causam desespero nos pais.

   É uma sensação nova para o bebê e dói muito. O choro de cólica é estridente. Observe as seguintes características: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.

A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.
O intestino do bebê é preparado para receber só o leite materno até os seis meses de vida. Esse leite pode acarretar em cólicas porque faz o intestino do bebê funcionar para digeri-lo.

Se o bebê receber outro tipo de alimentação nesse período, as cólicas podem ser piores, pois a digestão é mais difícil e requer maior trabalho do intestino. A fermentação do leite e de outros alimentos causa gases e é outro fator de cólicas.

Nada de chá - Não faça uso de chás para resolver o problema. O chá pode provocar ainda mais cólica já que o intestino do bebê ainda está imaturo. Ou o chá simplesmente por ter um efeito calmante faz seu bebê dormir, mas não resolve a cólica. Só use remédios com prescrição médica.

Quando é que a cólica vai embora?

A cólica pode mesmo ser desesperadora para a família, principalmente porque todos estão se adaptando à nova vida com o bebê. O alento é que ela não é grave, não é uma doença e costuma melhorar bastante entre os 3 ou 4 meses. O pico geralmente ocorre por volta de 6 semanas.

O que fazer para DIMINUIR esta colica?

Realize uma massagem com delicadeza na barriga do seu bebê. Faça movimentos circulares e leves. Inicie pelas costelas até a região do púbis.



 Deite o bebê de costas e dobre os seus joelhos. Com isto a coxa do bebê vai pressionar levemente o seu abdômen. Depois estenda a sua perna e inicie o movimento novamente. Faça isto por várias  vezes.



  Aplique uma bolsa térmica na barriga do bebe, se assegure de que não esteja quente demais, pode aquecer no microondas, cerca de 40 segundos e coloque a no rosto do papai ou da mamãe e conte 10 segundos, para garantir a temperatura segura ao bebe. Pode ser colocada por cima da roupinha do bebe.


  Os gases são considerados como um grande responsável para a geração das cólicas do bebê. Por isto, após a mamada faça com que o seu bebê arrote. Outro truque é para crianças que usam mamadeiras, Compre bicos especiais que não deixam entrar ar e previne as cólicas.


Atenção a Alimentação da Mamãe

O que Comer? 

 Frutas (melão, maçã, pêra, laranja , mamão e figo)
 Vegetais (taioba, aipo, gergelim, rúcula, alface, agrião)
 Muita água e sucos
 Água de coco

Cuidado

• Café e chás de hortelã, mate e capim-limão
 Chocolate
 Álcool
Grãos






                                                  NATALíCIO ALVES DE OLIVEIRA - Experiências próprias

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Costa ou Costas?

PRO AR